Vamos falar sobre as sequóias, algumas delas são tão antigas que existem desde a época de Cristo. Uma sequoia pode passar por vários incêndios e sobreviver, porque a sua casca é muito resistente. Mas, depois de um incêndio, uma árvore pode se sentir fragilizada por um período de seis a doze meses até se curar da “dor e do sofrimento” causados pelas chamas que a atingiu.
Quando somos provados pelo fogo, geralmente nos encontramos fragilizados. Acabamos perguntando a Deus: “Por que isso agora?” ou “Por que eu?”. Podemos até acreditar na mentira: “Se Deus me amasse,Ele não permitiria que isso acontecesse”. Mas estaremos errados se pensarmos que Deus não nos ama, não se importa ou não sabe o que estamos enfrentando.
A realidade é que todos nós enfrentamos incêndios e momentos de prova. As provações mostram de que somos feitos – elas revelam nosso coração, nossa fé, nosso nível de maturidade.
Os incêndios nas florestas onde as sequoias estão presentes, na verdade produzem resultados favoráveis: quando o fruto da sequoia é queimado, ele seca totalmente, abre e libera suas sementes.
Especialistas dizem que cada fruto, apesar de ter aproximadamente seis centímetros e meio de comprimento e quatro centímetros de largura, contém até duzentas sementes. Silenciosamente, o vento transporta essas sementes e as deposita no solo. Então, a vida surge da morte e as chamas resultam em um novo nascimento.
Muitas pessoas têm sido machucadas, feridas e queimadas pela vida. As cicatrizes são profundas. Somos frequentemente pegos de surpresa por algo que nos faz lembrar aquela experiência dolorosa. Mas através do poder do Espírito podemos aprender a permanecer e estar capacitados a ficar de pé. Ter uma vida à prova de fogo ou uma vida que queima e arde, depende de estarmos equipados para quando a batalha vier.
REFLEXÃO
Assim diz o Senhor;Reprime a tua voz de choro e as lágrimas de teus olhos;porque há recompensa para as tuas obras.Jeremias 31:16
Tirado do livro Sua Vida à Prova de Fogo